Pular para o conteúdo

Como Utilizar as Cores Para Alavancar Seu Negócio

Uma das áreas importantes de um negócio é o design e o marketing que trabalham juntos para atrair clientes, e uma das ferramentas de trabalho mais exploradas são as cores.

Colorimetria

As cores são poderosíssimas pois causam diferentes sensações nos seres humanos, capazes de influenciar o humor, podem liberar substâncias no organismo e até mesmo influenciar o cérebro a fazer alguma ação. Cada cor consegue ter um significado próprio, dando diferentes impactos no cérebro, por isso especialistas estudam as cores para analisar as possíveis reações de acordo com cada uma.

Em geral, dá para perceber um padrão na utilização das cores no mundo do marketing, por exemplo, redes de comida como fast food utilizam logos vermelhos e amarelos pois é comprovado que essas cores costumam deixar as pessoas mais agitadas e mexem com a fome, tornando possível a vontade de comer naquele lugar.

Já as empresas de tecnologia e redes sociais costumam usar a cor azul pois ela está relacionada a confiança e inteligência do ser humano. Outros exemplos como o verde que geralmente é utilizado para questões ligadas ao meio ambiente, ou o laranja que tem a ver com ações promocionais.

Portanto, pode-se perceber que utilizar cores no mundo do marketing e design pode auxiliar no desempenho do seu negócio atraindo possíveis clientes para seu estabelecimento físico ou digital. Mas, as cores podem ser utilizadas além desses setores de marketing ou design,  outros setores costumam utilizar as cores a seu favor como a engenharia, que pode utilizar sensores de cores para realizar alguma ação, departamento de trânsito que tem cores específicas para semáforos, placas, sinalização horizontal e vertical; e até cabeleireiros que utiliza as cores para identificação de cores naturais, para combinar tons e contrastes, processos de neutralização, entre outros, caso você tenha interesse em saber mais recomendo o curso Colorimetria Avançada. Esse processo também é chamado de Colorimetria.

Colorimetria nada mais é do que identificar as cores a partir da matriz, saturação e intensidade, ou seja, você utiliza uma escala numérica para quantificar determinadas cores. E elas podem ser detectadas a partir de equipamentos medidores de cores, também chamados de colorímetros

Percebeu como as cores podem mudar o rumo do seu negócio? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *